-
Arquitetos: UMMO Estudio
- Área: 104 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias: David Vico
-
Fabricantes: Acor, Construcciones Biedma e Hijo S.L., Teclux, Ummoestudio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fazenda Cuevas del Pino é assentada na Sierra Morena, sobre uns terrenos de pedras de calcário dispostas em estratos ligeiramente inclinados que dão lugar a diversas formações geológicas próprias da região, entre as quais se destacam as covas que, tradicionalmente, são aproveitadas para trabalhos agrícola e pecuário.
Fruto do aproveitamento de um destes vazios na rocha, surgiu no passado um pequeno refúgio para o vigilante do gado que hoje foi reabilitado como um alojamento rural, em consonância com a nova atividade desenvolvida na fazenda.
Tanto os muros pré-existentes como a própria rocha definiam um recinto de grande riqueza espacial e material, por isso decidimos focar a intervenção num diálogo fluído e constante entre ditas pré-existências e a nova arquitetura, sempre a partir de uma posição respeitosa e cúmplice, buscando a proximidade no lugar de contato direto.
Deste diálogo obtemos uma nova experiência espacial que consegue colocar em valor a natureza tectônica do lugar mediante o emprego dos novos elementos arquitetônicos: volumes limpos e silenciosos, espaços amplos e diáfanos, emprego de materiais pétreos como o concreto ou o mármore nos pavimentos, aberturas de vidro para o sul para buscar luz natural e mobiliário de madeira fabricado artesanalmente para trazer aconchego ao ambiente.